segunda-feira, 1 de abril de 2013

Berlim

Palco de grandes acontecimentos, Berlim é uma cidade que chama a atenção pela diversidade histórico-cultural. Em um mesmo local, diferentes momentos da história alemã podem ser notados, ensinando os turistas sobre o desenvolvimento daquele país. 


É o que acontece no marco conhecido como “Topografia do Terror”. Localizada onde ficava a sede da Polícia Secreta do Estado, o monumento relembra os horrores praticados durante o Nazismo. No local, há uma exposição fechada onde encontram-se relatos, fotografias, documentos, áudios e textos que contam sobre o regime nazista. Do lado de fora, entre destroços dos prédios da Polícia Secreta que foram bombardeados na II Guerra, encontra-se também parte do Muro de Berlim. Por ali é possível caminhar e ver a exposição a céu aberto que conta sobre a história alemã, desde o regime nazista ao fim da II Guerra Mundial. Em um só local é possível aprender sobre o Nazismo, sobre Berlim durante a guerra, a chegada das tropas aliadas, a derrota da Alemanha, e as consequências para a cidade e a população com o pós-guerra, chegando à divisão da cidade. 

Resquícios do Muro podem ser encontrados em outros pontos da cidade também, sendo o Memorial do Muro de Berlim o ponto mais famoso, onde é possível conhecer melhor sobre a história deste marco.

Falar de Berlim e não citar o Portão de Brademburgo é impossível. Com seus 200 anos de história, o cartão postal da cidade viu Napoleão Bonaporte tomar o poder da cidade (e perder anos mais tarde), teve parte de sua estrutura danificada durante a II Guerra, se viu trancado na divisão das Alemanhas e comandado pelos soviéticos, viu Ronald Reagan dizer a famosa frase “derrube este muro!” se dirigindo ao então líder da União Soviética Mikhail Gorbachev, até se tornar o atual símbolo de uma Alemanha unificada. 

Seguindo o ritmo histórico, é passando pelo Memorial do Holocausto que a emoção chega de verdade. É ali que conhecemos um pouco mais sobre esta triste parte da história alemã, com seus seis milhões de judeus mortos durante o regime nazista. São 2711 blocos retangulares de concreto que lembram túmulos. Algo que torna-se ainda mais chocante após a visita ao Centro de Informações do local. Ali encontram-se as histórias reais das vítimas do genocídio, com exposição de cartas, biografias, fotos e documentos. 

Se você é muito sensível, vá preparado!

Posso citar ainda outros pontos turísticos da cidade que me atraíram durante a minha visita:

  • Potsdamer Platz: o moderno em Berlim.
  • Alexander Platz: grande praça aberta e símbolo da Alemanha Oriental.
  • Ilha dos Museus: cinco museus e a Catedral de Berlim formam este “complexo”.
  • Reichtag: prédio que abriga o Parlamento Alemão.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre a história mundial, não resista e corra logo pra Berlim.



Maiores informações: www.berlin.de

Nenhum comentário:

Postar um comentário