quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Por que viajar em grupo?

Antes de tudo, já gostaria de deixar avisado que de excursão “todo-mundo-junto-bandeirinha-pra-cima” eu tô fora!

Como sempre tiro férias sozinha, busco opções de viagens em grupo para ter a chance de conhecer outras pessoas e ter experiências novas. Estas viagens em grupo às quais me refiro não são em estilo excursão, vão muito além disto!

São roteiros programados com diferenciais (em Paris ofereceram um piquenique com espumante aos pés da Torre Eiffel, por exemplo) para os aventureiros que não têm tempo de planejar a viagem passo-a-passo, que desejam conhecer melhor novas culturas e que, de quebra, gostariam de praticar o inglês! Acomodação e transporte estão inclusos e existe sempre um guia que entende tudo dos locais visitados e o seu dia-a-dia acaba sendo bem independente, caso esta seja a sua preferência. Quando você chega em uma cidade, o guia aponta quais as atividades que podem ser feitas e você opta por aquelas que mais lhe atraem. Portanto, se chegar a Paris e quiser ficar o dia todo no Louvre, ok. Se preferir ficar andando por Saint Germain Des Pres, ok também. Ou você pode também fazer um passeio de bicicleta pela cidade. Mas estes são apenas exemplos. 

Minha primeira experiência com uma viagem assim foi em 2008, quando fui para a Nova Zelândia com o ContikiDividi a aventura com mais ou menos 30 pessoas de várias nacionalidades: australianos, canadenses, suíços e até alguns poucos brasileiros! O público-alvo do Contiki são jovens de 18 a 35 anos, o que torna a viagem ainda mais interessante! Fizemos todo o trajeto da Ilha Norte à Ilha Sul de ônibus com ar condicionado e o guia era um australiano super gente boa! Tanto ele quanto o motorista nos davam informações de cada local por onde passávamos e o guia ainda nos dava dicas de onde comer e o que fazer em cada cidade! Foi super divertido!

Conheci parte da Europa assim também. Em 2010 fiz um Topdeck por Paris, Lauterbrunnen e Barcelona com mais umas 20 pessoas de diferentes nacionalidades também, mas desta vez a faixa etária poderia ir até os 38 anos. A idéia é bem parecida com a do Contiki!

Mas não parei por aí. Aproveitei 10 dias de férias que tive em 2012 para conhecer um pouco de Cuba com o Intrepid Travel! Foram dias fantásticos e, desta vez, o tour era com um número menor de pessoas (12 apenas) e a faixa etária era infinita! Conheci inclusive um senhor australiano que na época estava com 78 anos e já tinha viajado 125 países (na verdade, ele ficava na dúvida se considerava 124 ou 125, pois conheceu a Tcheco-Eslováquia quando era um país só).  As vantagens de optar pelo tour foram inúmeras, inclusive a de ter a chance de participar de um churrasco cubano, de visitar uma fazenda local de tabaco e de me hospedar com uma família local.

E, por último, mas não menos importante, fiz um tour do G Adventures pela Namíbia e África do Sul em Outubro de 2012! Foram 15 dias acampando pelos parques nacionais e fazendo safáris e atividades! Recomendo este para os que gostam mesmo de uma aventura, pois sei que não é qualquer um que anima dormir em barracas montadas debaixo do céu africano estrelado!

Até hoje tenho contato com algumas pessoas que conheci nestas viagens. São pessoas que também possuem um desejo grande de conhecer o novo, viver novas culturas e fazer novas amizades!


DICA: Faça a sua reserva nos tours através do STB Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário